Associados

Sócios Fundadores

Andrea Kaiser - Foto: João Caldas

Andrea Kaiser

Soprano. Mestre em Música pela Universidade de São Paulo e diplomada em ópera performance na “Hochschule für Musik und Darstellende Kunst” de Viena. Tem se apresentado em concertos no Brasil, Alemanha, Áustria, Bélgica, Escócia e França. Com patrocínio do "Prêmio Petrobrás Música" lançou em 2006, juntamente com o percussionista Joaquim Abreu, o CD "Materiales" - Música Contemporânea Brasileira para Soprano e Grupo de Percussão. Como colaboradora da alaudista Carin Zwilling (com quem forma o duo “As you like it”) lançou, em 2011, o livro “William Shakespeare – Canções Originais de Cena” pela editora Anablume. Tem se apresentado também com a pianista Dana Radu. É professora da Escola Municipal de Música de SP e da Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP).

Antonio Ribeiro - Foto:João Caldas

Antonio Ribeiro

Compositor, professor. Estudou composição com O. Lacerda e foi o último aluno de C. Guarnieri. É formado em piano pela Escola Municipal de Música de São Paulo (classe de Sônia Albano) e em Composição e Regência na UNESP (classe de Flo Menezes). Frequentou masterclasses com P. Boulez, H. Górecki, H. U. Humpert e outros. Tem se destacado dentre os compositores de sua geração e sua música é frequentemente executada no Brasil e no exterior. Possui mais de 150 títulos compostos: peças para orquestra, coro, câmara, canções e numerosa obra para piano. Recebeu o prêmio de “Melhor Obra Vocal” na XVIII edição da Bienal de Música Contemporânea Brasileira. Em 2011 apresentou o programa Música Didática na Rádio Cultura e hoje é professor na EMM de São Paulo e na Faculdade Cantareira, além de Assessor Pedagógico do Conservatório de Tatuí.

Heloisa Petri - Foto: João Caldas

Heloisa Petri

Soprano. Realizou seus estudos musicais no Conservatório Nacional do Rio de Janeiro e frequentou os cursos livres do Seminário de Música da Pró-Arte de São Paulo. Foi aluna de Ulla Wolf e do maestro Conrad Bernhardt. Com carreira pautada na música antiga e contemporânea, é uma das principais divulgadoras da música vocal brasileira. Atua em oratórios, cantatas, missas, óperas barrocas e música de câmara. Apresenta-se nos principais festivais brasileiros como o Festival de Campos de Jordão e o Festival de Música Nova, estreando obras de compositores nacionais e estrangeiros. Pertenceu ao Coral Paulistano por vinte e cinco anos. Integra o grupo Barroco & Companhia. É professora de técnica vocal e canto.

Joaquim Abreu - Foto:Carlos Nasc
imbeni

Joaquim Abreu

Percussionista. Diplomado no Conservatório Nacional da Região de Strasbourg, França. Desde 1987, dedica-se à música de câmara e à difusão do repertório contemporâneo brasileiro. Com o Duo Diálogos de percussão apresentou-se no Carnegie Hall, em Nova York, na Rádio France, em Paris, no Grand Théatre de Genebra, na Radio Bremen e no Festival de Campos de Jordão. Com o Materiales Ensemble, duo para voz e percussão com a soprano Andrea Kaiser, recebeu o "Diapasão de Ouro" em 1996, pelo CD Materiales. Com o clarinetista Paulo Passos realizou mais de cem recitais em todo país. Mais de trinta renomados compositores brasileiros dedicaram obras à Joaquim Abreu. Ao longo de vinte anos, lecionou percussão e música de câmara na Escola Municipal de Música de São Paulo. É proprietário do Estúdio dos Lagos, dedicando-se à pesquisa e ao registro da produção contemporânea brasileira.

José Antonio Soares - Foto:Divulgação

José Antonio Soares

Barítono. Atua como solista em óperas, obras sacras e profanas, junto a maestros brasileiros e estrangeiros. Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, dedica-se à pesquisa e à divulgação da música de câmara canadense.

imagem - Foto:Divulgação

José Augusto Mannis

Compositor, performer eletroacústico, pesquisador em documentação musical e engenheiro de som. Estudou no Instituto de Artes daUNESP, com Conrado Silva e Michel Phillipot. Cursou também engenharia eletrônica, de 1975 a 1980, na FEI. De 1981 a 1983, estudou composição de música eletroacústica, com Guy Reibel, no Conservatório Superior de Música de Paris. Concluiu mestrado na Sorbonne (Paris VIII), sob a orientação de Daniel Charles. Coordena na Unicamp a seção brasileira do Centro de Documentação de Música Contemporânea, CDMC, órgão cuja sede principal fica em Paris. É professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Suas composições abrangem os mais variados gêneros: música instrumental, eletroacústica, trilhas para vídeo, cinema, teatro, criações radiofônicas e instalações multimeios. Criou o MUSICON - Guia da Música Contemporânea Brasileira, edição impressa e on-line distribuída internacionalmente.

Paulo Porto Alegre - Foto:João Caldas

Paulo Porto Alegre

Violonista, compositor. Estudou violão com Isaias Sávio, Henrique Pinto e Abel Carlevaro e composição com Sérgio Vasconcelos Correia, H. J. Koellreutter e foi orientado por Ra;damés Gnattali. Recebeu prêmios de interpretação e composição em diversos concursos internacionais. Apresentou-se como solista e camerista no Brasil, EUA, Canadá, França, Alemanha e China. Reconhecido como um dos mais importantes violonistas brasileiros da atualidade, tem se destacado pelo ecletismo de seu repertório, que vai dos clássicos à música contemporânea, da música popular brasileira ao Jazz. Atualmente, é professor de violão na Escola Municipal de Música e na Escola de Música do Estado de São Paulo.

Rogério Wolf - Foto:Divulgação

Rogério Wolf

Flautista. Graduado pela Faculdade Santa Marcelina. Estudou com Renato Axelrud e Jean-Noel Saghaard. Participou de cursos e master classes ministrados por James Galway, James Walker, András Adorjan, Pierre-Yves Artaud e Jeanne Baxtresser Atuou por mais de 25 anos como primeira flauta das melhores orquestras do país como a OSESP (1981-2001) e a OSB (2003-2006). Apresentou-se como solista na Eslovênia, Alemanha, Finlândia, Rússia, Estados Unidos, Paraguai, Costa Rica, Argentina e Brasil. Como professor, ministrou aulas e master classes no Conservatório Superior de Genebra, La Chaux-des-Fonds, University of Iowa e Southern Mississipi University.É Professor na Faculdade Cantareira–SP e no Instituto Baccarelli-SP. Presidente da Associação Brasileira de Flautistas-ABRAF.

Rosana Civile - Foto:João Caldas

Rosana Civile

Pianista

Pianista graduada no Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Estudou com renomados pianistas como Caio Pagano, Beatriz Román, Daisy De Luca, Marcello Mechetti e em cursos de aperfeiçoamento, seminários e master classes no Brasil, Itália e Espanha. Desenvolve intensa atividade como camerista, apresentando-se com músicos nacionais e internacionais nas principais salas de concerto do País. Apresentou-se em recitais solo na França, Suíça, Bélgica e Alemanha, enfatizando o repertório brasileiro. Gravou com Zygmunt St. Kubala o CD Estados D'Alma de música brasileira para violoncelo e piano. Com o Núcleo Hespérides – Música das Américas (Associação Hespérides), do qual é fundadora e presidente, gravou o CD Luminamara - música contemporânea do Brasil, o CD duplo Retratos de Radamés (patrocínio Petrobras), o CD duplo Sons das Américas (selo SESC) e o CD Hõkrepoj, com obras da compositora Kilza Setti (prêmio PROAC 2015).
É pianista do Coral Paulistano Mário de Andrade da Fundação Theatro Municipal de São Paulo e professora de música de câmara na Escola Municipal de Música. Idealizou e coordenou, nesta escola, as homenagens aos compositores brasileiros Edmundo Villani-Côrtes (em 2010), Savino De Benedictus (2011), Gilberto Mendes (2012), Aylton Escobar (2013), além da Semana Osvaldo Lacerda (2012) e a Semana Camargo Guarnieri (2013).



Sócios Beneméritos

Aylton Escobar - Foto:Maristela

Aylton Escobar

Compositor, regente e professor paulistano de nascimento. Aluno de Camargo Guarnieri; em regência, foi orientado por Alceo Bocchino e Francisco Mignone. Bolsista do Governo Brasileiro realizou trabalhos e estudos na Universidade de Columbia, Nova York, sob a orientação dos compositores Vladimir Ussachevsky e Mário Davidovsky. Com obras divulgadas no Brasil e no exterior, é detentor do Prêmio Molière de Teatro, Melhor Música no Festival de Cinema Curta Metragem, da Venezuela. Suas composições, estreadas ou apresentadas em festivais internacionais de Música Contemporânea da Europa, são publicadas por editoras nacionais, norte-americanas e alemãs. Premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, mais o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, também pelos Festivais de Coros na Espanha e Áustria. É membro da Academia Brasileira de Música; figura entre os verbetes de importantes enciclopédias e é tema de dissertações e teses acadêmicas. Foi regente titular de importantes Orquestras Sinfônicas brasileiras, diretor da Universidade Livre de Música e dos Festivais Internacionais de Inverno de Campos do Jordão (1993-97). Em Karlsruhe, Alemanha (setembro/2013), realizou importantes trabalhos relacionados à Música de Câmara brasileira. Professor Doutor pela Universidade de São Paulo, agora aposentado, por mais de duas décadas ministrou classes de composição e regência no Departamento de Música da ECA/-USP. Novamente laureado pela APCA, foi honrado com o Grande Prêmio da Crítica, em 2013. Em 2015, participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão como Compositor em residência.

Flo Menezes - Foto:Divulgação

Flo Menezes

Estudou Composição na Universidade de São Paulo (USP) com Willy Corrêa de Oliveira. Doutorou-se em 1992, com bolsa do CNPq, pela Universidade de Liège (Bélgica), sob orientação de Henri Pousseur, com tese sobre as origens da música eletroacústica, a obra do compositor italiano Luciano Berio e suas relações com a fonologia estrutural (segundo a ótica de Roman Jakobson). Em 1997, já de volta ao Brasil, realiza sua Livre-Docência, tornando-se um dos mais jovens Livre-Docentes da história da Unesp (Universidade Estadual Paulista), e o primeiro na área da Composição Eletroacústica no país, com tese sobre a Atualidade Estética da Música Eletroacústica, publicada pela Editora da Unesp como obra selecionada pela editora para publicação de trabalhos de docentes daquela Universidade. Em maio de 2011, torna-se um dos mais jovens Professores Titulares da Unesp.

Gilberto Mendes - Foto:Divulgação

Gilberto Mendes

(in memoriam)

Compositor, professor universitário, conferencista, colaborador das principais revistas e jornais brasileiros. Doutor pela Universidade de São Paulo, onde lecionou no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes até se aposentar. Iniciou seus estudos de música aos 18 anos, no Conservatório Musical de Santos, com Savino de Benedictis e Antonieta Rudge. Praticamente autodidata em composição, compôs sob orientação de Cláudio Santoro e Olivier Toni, e frequentou o Ferienkurse fuer Neue Musik de Darmstadt, Alemanha, em 1962 e 1968. Foi fundador (1962), diretor artístico e programador do Festival Música Nova de Santos, o mais antigo em seu gênero em toda a América. Como professor convidado e composer in residence, deu aulas na Universidade de Wisconsin-Milwauke (Estados Unidos) na qualidade de University Artist 78/79 e Tinker Visiting Professor. Um dos pioneiros da música concreta no Brasil, foi um dos signatários do Manifesto Música Nova, publicado pela revista de arte de vanguarda Invenção, de 1963. Foi porta-voz da poesia concreta paulista. Um dos pioneiros no Brasil no campo da música concreta, da música aleatória, da música serial integral, mixed media, experimentando ainda novos grafismos, novos materiais sonoros e a incorporação da ação musical à composição, do happening.

Kilza Setti - Foto:Divulgação

Kilza Setti

Compositora, pesquisadora, etnomusicóloga, professora. Doutora em Antropologia Social (FFLCH/ USP), graduação em piano (CDMSP). Membro da Academia Brasileira de Música, ICTM (NY), ANPPOM, ABET. Estudou com Camargo Guarnieri. Foi bolsista da Fundação Gulbenkian. Em seu catálogo de obras constam 130 obras (câmara, coral, orquestra),10 peças premiadas em Concursos Nacionais de Composição. Participação nas Bienais de Música Brasileira, RJ e Apollon Stiftung, Alemanha. Obras utilizadas como temas de doutorado na Boston University, Indiana University, Unicamp, USP e UFU. Pesquisas e trabalhos (antropologia da música), em aldeias portuguesas, entre povos caiçaras (SP), povos Guarani-Mbyá (SP) e indígenas das etnias Timbira (TO e MA). Colaborou na implantação da pós- graduação em Etnomusicologia, docente convidada na Escola de Música da UFBA. Livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Consultora em Educação Musical Diferenciada do Centro de Trabalho Indigenista (MEC//FUNAI). Docente nos cursos de graduação em Etnomusicologia (FASM e CMBP) e da pós graduação em Antropologia da Música (FFLCH/ USP).

Lutero Rodrigues - Foto:Divulgação

Lutero Rodrigues

Regente, pesquisador, professor universitário. Membro da Academia Brasileira de Música. Professor Doutor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNESP. Como regente, prioriza a pesquisa, divulgação e interpretação do repertório brasileiro. Já dirigiu mais de 600 obras de autores brasileiros, cerca de 130 delas em estreia mundial. Concluiu o curso de regência na Universidade de São Paulo/USP, em 1980. Nos três anos seguintes, continuou seus estudos na Escola Superior de Música de Detmold, Alemanha, sob a orientação de Martin Stephani. Durante este período, estudou também com Sergiu Celibidache. Atuou como regente coral, à frente de vários grupos, destacando-se o Madrigal Klaus-Dieter Wolff, prêmio APCA de melhor coral do ano de 1980. Desenvolveu intenso trabalho voltado à formação de músicos, como regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí (1985-1987) e Orquestra Sinfônica Juvenil do Litoral (1984-1991). Ao mesmo tempo, durante 12 anos, foi regente da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba (1986-1998), com a qual realizou diversas turnês nacionais e internacionais. Em 1992, à frente da Orquestra Sinfônica da Paraíba, atuou como regente titular e diretor artístico, funções que exerceu ainda na Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, de Porto Alegre (1996-2003). Dirigiu eventos, cursos e festivais de música, destacando-se o Festival de Inverno de Campos do Jordão, do qual foi diretor artístico durante quatro anos (1987-1990), e as Oficinas de Música de Curitiba. De 1998 a 2005, foi regente da Sinfonia Cultura - Orquestra da Rádio e TV Cultura de São Paulo, tornando-se também, a partir de 1999, seu coordenador musical. Como regente convidado, já dirigiu as principais orquestras brasileiras e atuou também no exterior: Alemanha, Costa Rica, México, Espanha e Dinamarca.

Rodolfo Civile Filho - Foto:Divulgação

Rodolfo Civile Filho

Engenheiro Civil. Com MBA em Gestão de Empresas pela FGV, é especialista em Gestão de Projetos, certificado pelo Project Management Institute (USA). Trabalhou como consultor em diversos projetos internacionais de grande porte no Brasil, China, Índia, Argentina, Colômbia e França. Atualmente é Diretor de Portfólio de Projetos do grupo Saint-Gobain no Brasil. Responsável pela estruturação jurídica e pela manutenção financeira da Associação Hespérides, durante os primeiros cinco anos.

Samuel Kerr - Foto:Divulgação

Samuel Kerr

(in memoriam)

Tem conduzido sua carreira musical ao som da voz cantada, seja como regente, arranjador, organista ou professor. Dentre seus trabalhos corais estão os realizados à frente do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo, Coral da Unesp, por ele criado, Cia Coral, Associação Coral Cantum Nobile, Coral dos Estudantes de Medicina da Santa Casa de São Paulo, Madrigal Psichopharmacom e muitos movimentos corais por ele liderados. Foi também Diretor da Escola Municipal de Música de São Paulo, Regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo e Professor do Instituto de Artes da Unesp. Atualmente tem participado dos Painéis Funarte de Regência Coral.

Willy Corrêa de Oliveira - Foto:Divulgação

Willy Corrêa de Oliveira

Nasci no Recife em 1938. Estranha profecia (desde a entranha de minha consciência -ainda em formação- na infância) asseverou que eu teria que ser músico. Aceitei sem duvidar, sem hesitar: por mais de 65 anos, estudo *, trabalho, reflito incessantemente para conseguir escrever as músicas sem as quais morreria, e, isto, em um mundo refratário a qualquer arte que não se submeta às regras do jogo (e do jugo) do hediondo capitalismo (imperialista, golpista).

Willy Corrêa de Oliveira
São Paulo, dezembro de 2016.

* Por volta dos 20 anos, muito me auxiliaram: Olivier Toni, Henri Pousseur, Gastão Frazão.



Sócios Efetivos

Adelia Issa - Foto:Carlos Nascimbeni

Adélia Issa

Soprano. Apresenta-se no Brasil e exterior em óperas, concertos sinfônicos e recitais com obras de todas as épocas e estilos. Atuou nas óperas Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi, e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo. Foi solista em primeiras audições de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, e no Requiem de Cláudio Santoro, com regência do compositor.

Ademir Costa -  Foto:Divulgação

Ademir Costa

Barítono. Formado em piano pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, foi aluno de Ulisses de Castro, Luciana Sayuri e Marisa Lacorte. Graduou-se no curso de música pela Universidade Cruzeiro do Sul. Cantou o papel de Gaudenzio na ópera “Il Signor Bruschino” de Rossini, Jake, na ópera Porgy and Bess e Comte Capulet na ópera Romeo et Juliette, de Gounod. Participou como solista da obra The World of the Spirit, de B. Britten, realizada no Teatro Municipal de São Paulo. Estudou canto com Carmo Barbosa e masterclass com Nathalie Stutzmann. Atualmente, estuda sob a orientação de Caio Ferraz e Marília Vargas. Integra o Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo desde 2007.

Angela Volcov -  Foto:Carlos Nascimbeni

Angela Volcov

Pianista. Graduada pela Universidade de São Paulo. Recebeu prêmios em concursos: Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Jovens Instrumentistas do Brasil, Concurso de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina (SP), “International Piano Duo Competition” (Tóquio/Japão) e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Foi solista com a Orquestra Sinfônica de Santo André, OSUSP e OSESP, entre outras, pianista da Orquestra Experimental de Repertório, Coordenadora da Sinfonia Cultura – Orquestra da Rádio e TV Cultura, e programadora e produtora da Rádio Cultura de São Paulo. Integra o corpo docente da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Carlos Nascimbeni - Foto:Divulgação

Carlos Nascimbeni

Cineasta, Produtor. Atuou em televisão na área de dramaturgia e teleducação. Foi Diretor Geral do Telecurso 2000, da Fundação Roberto Marinho e Gerente de Produção na TV Cultura. Na Associação Hespérides colabora no setor de projetos, registros em audio e vídeo, produção e direção executiva.

Celso Delneri -  Foto:Divulgação

Celso Delneri

Violonista, Regente, Compositor, Professor, Pesquisador. Violonista e regente de coral e orquestra, muito atuante como intérprete, professor, arranjador e compositor. Professor de violão clássico, música de câmara, canto coral e matérias teóricas na Escola Municipal de Música de São Paulo de 1977 a 2012, aposentado depois de 35 anos de dedicação ao ensino de música. Lecionou nos conservatórios estaduais de música em Tatuí (SP) e Pouso Alegre (MG). Como docente, ministrou aulas nas faculdades de música FAAM-FIAM, Carlos Gomes e Universidade Cruzeiro do Sul. Obteve os títulos de Mestrado (2009) e Doutorado (2015) em Práticas Interpretativas no PPGMUS ECA-USP, sob orientação do Prof. Dr. Edelton Gloeden. Apresenta-se regularmente em recitais de violão solo, conjuntos de câmara e concertos em ambientes diversificados. Violonista convidado da Sinfonia Cultura, Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Municipal de São Paulo. Regente do Ensemble de Violões do Festival internacional “Leo Brouwer”, nas 4 edições (2008, 2009, 2011 e 2013).

Cinthia Zaccariotto - Foto:Divulgação

Cinthia Zaccariotto

Atriz, Cantora, Dramaturga, Diretora teatral, Produtora, Advogada. Atriz, cantora, dramaturga, diretora teatral e produtora. Iniciou sua carreira artística no renomado Teatro de Arena/SP nos anos de 1960. Educadora, dedicou-se por 22 anos à educação e arte-educação nas escolas Serelepe e Trampolim. Posteriormente, de 1999 a 2002 integrou o  Teatro Ágora/SP. É coordenadora de artes da Associação Interação Rede Social, e integra o Núcleo Teatral III Sinal da Cooperativa Paulista de Teatro, o qual fundou em  2007. É também advogada e mediadora de conflitos no judiciário.

Dana Radu - Foto:Alessandra Fratus

Dana Radu

Pianista. Natural da Romênia, formou-se como solista na Universidade de Música de Bucareste, com orientação dos professores Viniciu Moroianu e Viorica Radoi. Obteve a primeira colocação no Concurso de Música Romena de Bucareste (1993) e recebeu os Prêmios Ludmila Popisteanu e Olga Szel no concurso Mihail Jora (1997). Gravou diversos programas para a Rádio e TV de Bucareste e participou como professora e pianista de vários festivais, na Romênia e no Brasil. Desenvolve intensa atividade solo e camerística no Brasil, com um repertório que abrange compositores clássicos, música contemporânea e música brasileira. Gravou o CD Por toda a minha vida com Ana Valeria Poles e a Missa Orbis Factor de Aylton Escobar, junto ao Coro da OSESP. Com Emmanuele Baldini, gravou o CD Sonatas de Camargo Guarnieri (selo Bis), e o CD Cage +. Integrou a equipe musical do concurso Pré-Estreia da TV Cultura (2012 e 2013). Atualmente, atua como pianista da Fundação OSESP, integra o projeto Academia OSESP, como professora correpetidora e é professora da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Daniel Murray - Foto:João Caldas

Daniel Murray

Violonista. Graduado pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo, Mestre em Técnicas Estendidas pela UniCamp. Foi premiado aos 15 anos no Concours Internacional de Guitarre de Tredéz – Locquémeau (França). Atua como solista e camerista no Brasil e no exterior. Integra o corpo docente da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Dario Sotelo - Foto:Divulgação

Dario Sotelo

Regente da Banda Sinfônica e professor de regência de banda da Oficina de Regência da Escola Municipal de Música de São Paulo. É o atual presidente da WASBE - World Association of Symphonic Bands and Ensembles, o primeiro latino-americano a ocupar essa posição. Formado em piano, violino e viola, recebeu seu título de mestrado em regência orquestral pela “City University” em Londres, como aluno de Ezra Rachlin. Criou e estabeleceu orquestras jovens em Tatuí, Belo Horizonte e São Paulo. Através do Conservatório de Tatuí realizou várias encomendas a compositores brasileiros, Mario Ficarelli, Ernest Mahle, Edson Beltrami, Hudson Nogueira. Como regente vem atuando em vários países como, Hungria, Austrália, Alemanha, Inglaterra, Espanha, África do Sul, Colômbia, Uruguai, Costa Rica, Paraguai, Argentina e Taiwan. Estabeleceu e coordenou as I e II edições da Conferência Íbero-Americana de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica. Estabeleceu e coordenou o Seminário Nacional de Regentes de Banda de 2013 a 2017. Organizou também a 1a. Semana de Composição para Banda, I e II Edições do Concurso National de Composição para Banda. Escreveu 5 espetáculos infanto-juvenis para projetos direcionados às escolas públicas. Foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Sopros Brasileira, conjunto que gravou 8 cds com obras brasileiras. Colaborou com a série norte-americana ‘Teaching Music Through Performance in Band’ volume 10. Dario

Edelton Gloeden - Foto:João Caldas

Edelton Gloeden

Violonista. Um dos mais destacados violonistas da atualidade. Apresenta-se regularmente nos EUA, Europa e Brasil, em recitais solo, com grupos de câmara e em concertos com orquestras. É professor do Departamento de Música da ECA-USP. Em 2001, recebeu o Prêmio Carlos Gomes, na categoria "solista instrumental".

Eliane Tokeshi - Foto:Divulgação

Eliane Tokeshi

Violinista. Graduada pela UNESP, seguiu estudos na Boston University (mestrado) e Northwestern University (doutorado), EUA. Recebeu diversos prêmios: primeiro lugar nos concursos “Jovens Instrumentistas do Brasil”, “Jovens Estímulos do Estado de São Paulo”, “Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo” e no Concurso de Solistas da Northwestern University. Atua como solista e camerista, realizando destacado trabalho voltado à divulgação do repertório brasileiro e contemporâneo. Gravou a obra para violino e piano de César Guerra-Peixe. Foi professora de violino e música de câmara da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora de violino da Universidade de São Paulo.

Fabia Ricci - Foto:Divulgação

Fabia Ricci

Compositora e professora. Graduada pela Universidade de São Paulo. Foi aluna de H. J. Koellreutter. Especializou-se em Composição com Franco Donatoni, na Itália e em Pedagogia Musical com Encarnación Lopez Arenosa, na Espanha. Trabalhou em várias instituições européias. Suas obras foram executadas no Brasil, Alemanha, Itália, França e Espanha. Em 2010 estreou a obra “Gigio’sFlight” em Berlim e, em 2011, recebeu o Prêmio Funarte de Composição Clássica. Atualmente, leciona no Espaço Fabia Ricci. Ministra palestras e workshops.

Ji Yon Shim - Foto:Divulgação

Ji Yon Shim

Violoncelista. Premiada, doutora em música pela University of Illinois, EUA. Obteve o Perfectionemen e o prêmio máximo Virtuosité pelo Conservatório Superior de Genebra. Tem atuado como solista, spalla e concer­tino em várias orquestras dos EUA, Japão e Brasil. Exerce intensa atividade como recitalista e camerista. Foi professora de violoncelo da Eastern Illinois University nos Estados Unidos, da UNESP e da Escola Municipal de Música em São Paulo e UNICAMP em Campinas. Atualmente é professora de violoncelo e de música de câmara nas Faculdades Integradas Cantareira em São Paulo.

Maria Emília Moura Campos - Foto:Divulgação

Maria Emília Moura Campos

Pianista. Estudou com Sebastian Benda, Gilberto Tinetti, Vera Astrachan. Fez pós-graduação “lato sensu” na Faculdade de Música Carlos Gomes. Obteve os prêmios de “Melhor Pianista Acompanhadora” no 3º Concurso para Instrumentos de Cordas da Pró-Arte de Juiz de Fora, e no 4º Concurso “A Canção Brasileira” do Centro de Música Brasileira. Foi pianista do Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo e pianista co-repetidora da Escola Municipal de Música de São Paulo. Atualmente é professora de piano do Conservatório Municipal de Guarulhos e pianista co-repetidora da EMESP - Tom Jobim.

Maria Lúcia Waldow - Foto: Divulgação

Maria Lúcia Waldow

Mezzo-soprano. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP), Bacharel em Canto (UNESP) e em Comunicação (FAAP), possui extensões em Fisiologia da Voz (INVOZ) e Análise Acústica da Voz (COGEAE-SP). Atuou diversas vezes na Europa (Itália, França e Croácia), com grupos vocais brasileiros, apresentando-se também como solista. Na ópera, estreou no papel de Karolka, na 1ª montagem brasileira de “Jenufa” (L. Janácek) sob regência de Ira Levin, no Theatro Municipal de São Paulo. Interpretou o Príncipe Orlofsky do “Morcego”, de J. Strauss, no Cena Aberta do TMSP, assim como diversos personagens nas “Vesperais Líricas” do TMSP, incluindo a interpretação do papel-título da ópera “Djamileh”, de Bizet. Como camerista, tem se apresentado em importantes salas e séries de concertos do país. Exerce atividade pedagógica na área de preparação e técnica vocal desde 1998 e integrou, por mais de doze anos o Coral paulistano do TMSP. Atualmente integra o corpo de professores da Escola Municipal de Música da FTMSP, o Grupo de Estudos sobre a Fala e atua como solista e camerista, com repertório que se estende do período barroco ao séc. XXI.

Marcos Thadeu

Marcos Thadeu

Tenor. Um dos mais importantes cantores brasileiros. Estudou com grandes mestres como Eladio Perez-Gonzales, Sonia Born, Maria de Lourdes Cruz-Lopes, Esther Scliar, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Atuou sob a regência de maestros renomados, como Michel Corboz, Eleazar de Carvalho, John Neschling, Roberto Minczuk, Robert Shaw. Em Minas Gerais, desenvolveu importante atividade em regência coral, tendo sido finalista do concurso de coros do Jornal do Brasil, regendo o coral do Conservatório Lorenzo Fernandez da cidade de Montes Claros. Foi regente titular do Coral Lírico da Fundação Clovis Salgado do Palácio das Artes em Belo Horizonte. Atualmente, dirige o Coro Acadêmico e, desde 2001, é responsável pela preparação vocal dos Coros da OSESP.

Ricardo Ballestero - Foto:Divulgação

Ricardo Ballestero

Pianista. Professor Doutor da Universidade de São Paulo, atuou como professor na Universidade do Colorado-Boulder e realizou recitais, palestras e cursos sobre o repertório vocal de câmara nos EUA, na Itália, na Alemanha, na Espanha, em Portugal e no Brasil. Apresentou-se em recitais com cantores solistas do Metropolitan Opera, New York City Opera, Houston Grand Opera, Teatro Mariinsky e La Scala. Acompanhou aulas de figuras como Shirley Verrett, George Shirley, Ann Murray, Rudolf Piernay e François LeRoux e as master-classes de Grace Bumbry, Kiri Te Kanawa, Joyce DiDonato e János Starker. Ballestero completou o seu Doutorado em Colaboração Pianística e Música de Câmara na Universidade de Michigan. Estudou com dois dos mais renomados especialistas em colaboração pianística da atualidade, Martin Katz e Dalton Baldwin. 

Ricardo Kubala - Foto:Divulgação

Ricardo Kubala

(in memoriam)

Violista. Graduou-se pela Faculdade Santa Marcelina, aperfeiçoando-se na Academia da Filarmônica de Berlim (Alemanha), com bolsa de estudos patrocinada pela Sociedade Vitae, e na Escola Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha), com bolsa de estudos dos governos alemão (DAAD) e brasileiro (CAPES). Obteve os títulos de Mestre e Doutor em Música na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Recebeu prêmios da APCA como integrante da Orquestra Solistas do Brasil e do Quarteto de Cordas de São José dos Campos. Com frequência leciona em festivais e ministra master classes em universidades. É um dos mais destacados vio;listas brasileiros, atuando regularmente como músico camerista e solista. Atualmente, é professor de viola do Instituto de Artes da UNESP.

Sandro Bodilon - Foto:Andréia Miguel

Sandro Bodilon

Barítono. Diplomou-se em canto pela Faculdade de Música Carlos Gomes. Estudou com os professores Regina de Boer, Edílson Costa, Jocelyne Gallo, Lenice Prioli, Carmo Barbosa e Caio Ferraz. Em ópera participou de inúmeras montagens como solista tendo se apresentado sob a regência dos mais renomados maestros brasileiros. Possui um amplo repertório camerístico que inclui canções de compositores e estilos diversos, com especial interesse na canção erudita brasileira. É integrante do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo e do grupo de música antiga Il Dolce Ballo. Sua dissertação de Mestrado, defendida em julho de 2015 na Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), tendo como orientadora a prof. Dra. Martha Herr, teve como tema a obra vocal do compositor Luciano Gallet.

Tiago Gati - Foto:Divulgação

Tiago Gati

Compositor e pesquisador, participou de projetos artísticos, congressos e teve obras executadas em festivais como Darmstadt, L’Espace du son, Espacios Sonoros, Bienal de Música Eletroacústica de São Paulo, Monaco Electroacoustique, Electroacoustic Winds, RaumMusik Köln, Festival IMAkusmonium, entre outros. É doutorando em composição musical pela Unesp, sob a orientação de Flo Menezes.
Atua no Studio PANaroma de Música Eletroacústica de São Paulo desde 2010 como compositor, na performance de obras em diversos concertos e na Bienal de Música Eletroacústica de São Paulo (Bimesp). É professor da Escola Municipal de Música de São Paulo, onde também coordena o Ateliê Contemporâneo, grupo de formação dedicado à criação musical e realização do repertório camerístico dos séculos XX e XXI.
Valdemir Silva - Foto:Divulgação

Valdemir Silva

Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Bacharel em Composição e Regência pela UNESP e em Educação Artística pela Faculdade Paulista de Artes - FPA. Atuou como Regente Assistente da Banda Municipal de Mauá. Vencedor do 1º Concurso Nacional de Arranjo para Banda Sinfônica Tatuí, SP (2000). Foi Professor Orientador do Grupo de Metais do Centro de Comunicações e Artes SENAC - SP. Pesquisa e desenvolve trabalhos na área de Educação Musical, Composição e Regência, tendo como base Banda e Fanfarra. Participa do Grupo de estudo e pesquisa em Educação Musical - UNESP/CNPq. É membro do Brasil Musicantes - Programa nacional de musicalização coletiva para crianças do ensino fundamental I. Efetua edição de partituras. Formata e implementa Projetos Sociais relacionados à Música. Foi Arquivista Musical da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP e da Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP de 2001 a 2013. Ocupou o cargo de Assistente de Direção da Escola Municipal de Música de São Paulo - Fundação Theatro Municipal de São Paulo de 2013 a 2016. Atualmente é Gerente do Coral Paulistano Mário de Andrade da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.



Sócios Colaboradores

André Fabiano - Foto:Divulgação

André Fabiano

Flautista. Graduado em flauta transversal pela UNESP, onde recebeu a orientação de Sarah Hornsby. Foi aluno de Jean-Noël Saghaard e Rogério Wolf, na Escola Municipal de Música. Atuou entre 2010 a 2015 nas seguintes orquestras e grupos: Orquestra Sinfônica Jovem da EMM, Banda Sinfônica Jovem SP, Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Jovem de Guarulhos, Companhia Paulista de Música. Também atuou como flautista na peça infanto-juvenil Logun-Edé – uma pequena yorubópera, no Teatro Imprensa em 2011. Como solista participou do Panorama Savino de Benedictis – Vida e Obra realizado na Escola Municipal de Música e no Centro Cultural São Paulo (2011). Atualmente integra a Banda Lira de Diadema.

Cássia Carrascoza - Foto:Divulgação

Cássia Carrascoza

Professora Dra. do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – FFCLRP- USP. De 1999 a 2018, foi primeira flautista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e de 2000 a 2014 foi primeira flautista da Orquestra Jazz Sinfônica. Em 2010, passou a integrar a Camerata Aberta da EMESP, com a qual recebeu o prêmio APCA 2010 de música contemporânea e o 8° Prêmio Bravo 2012. Em 2020, passou a integrar o NowNet Lab Ensemble, grupo internacional com performances virtuais. Lançou o Cd Tempo transversal- flauta expandida, apontado pela Revista Bravo entre os 10 Cds imperdíveis de música erudita desse ano. Tem sido convidada para pesquisa e performance em instituições internacionais como IRCAM, Universidade da Califórnia – Riverside, Pontificia Universidad Católica de Chile.

Dante Pignatari - Foto:Divulgação

Dante Pignatari

Formou-se em piano pela ECA-USP com Caio Pagano, completando a formação no instrumento com Daisy de Luca no Brasil e Jorge Federico Osorio (México) em Londres. Já se apresentou em diversas capitais brasileiras, além de Inglaterra, Espanha e Alemanha. Em Londres, com bolsa do CNPq, obteve um MA (mestrado) em Music Performance Studies pela The City University com a tese Touch and texture in Classical and Romantic piano music. Como trabalho adicional para a obtenção do mestrado, elaborou uma tradução crítica do primeiro tratado dedicado especificamente ao piano: Die wahre Art das Pianoforte zu spielen (The True Art of Playing the Pianoforte), de Johann Peter Milchmeyer, publicado originalmente em 1792. Obteve o doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP em 2009 com a tese Canto da Língua: Alberto Nepomuceno e a invenção da canção brasileira, livro publicado pela EDUSP em 2015. Trabalhou na produção, edição e apresentação de programas para a Rádio Cultura FM de 1996 a 2005. Em 1997, coordenou e foi o pianista do projeto poesia paulista-doze canções, que resultou no CD do mesmo nome. Com patrocínio da PETROBRAS, em 2004 editou as Canções para voz e piano de Alberto Nepomuceno (EDUSP). Foi colaborador da revista BRAVO! de 1997 a 2001. Já lecionou e ministrou cursos livres de História da Música nas Faculdades Santa Marcelina, Museu Lazar Segal, Instituto Tomie Ohtake, Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA), Universidade Livre de Música, Centro Cultural São Paulo e Fundação Emma Klabin, além de palestras-concerto apresentadas no CEUMA, Casa do Saber, Centro Cultural CPFL de Campinas, SESC Vila Mariana e Teatro Minaz de Ribeirão Preto. Como curador e organizador de séries de apresentações, de março a maio de 2008 apresentou os 11 concertos da série Caixa de Música: Ressonâncias e Contrastes, da qual foi curador, no Espaço Cultural da Caixa Federal em São Paulo. Outra curadoria, de nove concertos, foi aprovada pelo Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, onde as apresentações ocorreram em novembro e dezembro de 2008. Em maio e de agosto a novembro de 2009, foi curador da série Fina Escuta para o SESC Paulista, que apresentou 21 concertos de música de câmara e, no segundo semestre de 2010, da série Raízes Românticas, para o SESC Pinheiros. Em junho de 2010, apresentou no CEUMA a série de aulas-concerto Chopin, ou a arquitetura do êxtase; em setembro de 2011, Liszt e o Romantismo, e em fevereiro de 2012, De Chopin a Schoenberg: o caminho cromático. De novembro de 2011 a dezembro de 2016, integrou a curadoria de música do Centro Cultural São Paulo.

Douglas Lima - Foto:Divulgação

Douglas Lima

Flautista e cantor. Estudou na Escola Municipal de Música com os flautistas Jean-Noël Saghaard e Rogério Wolf e na Escola de Música do Estado de São Paulo com Sarah Hornsby, sua atual orientadora no curso superior de música da UNESP. Foi flautista da Orquestra Jovem de Guarulhos, da Banda Jovem do Estado de São Paulo (2007 e 2008) e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, com a qual participou de duas turnês na Alemanha (2011 e 2013). Em 2013, foi premiado no concurso jovens solistas da OSJESP, atuando em concerto na Sala São Paulo, transmitido pela Televisão Cultura. No mesmo ano, estudou flauta e pedagogia musical no Johannes Brahms Konservatorium de Hamburgo, Alemanha. Como cantor, integrou, em 2009, o Coral Jovem do Estado de São Paulo, sob a regência de Naomi Munakata. Prossegue os estudos de canto lírico com a professora Heloisa Petri.

Edna d'Oliveira - Foto:Divulgação

Edna d'Oliveira

Vencedora do XIV Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita em 2011, na categoria “Cantora Solista” – por suas atuações em “A Viúva Alegre” e em “Andrea Chénier”- , Edna D’Oliveira aperfeiçoou-se na Inglaterra em Opera Performance, na Royal Academy of London. Na Alemanha aperfeiçoou-se em lieder. E, em Viena, trabalhou sua voz com a soprano Eliane Coelho.
Seu talento e versatilidade lhe proporcionam sucesso de crítica e público, tanto nos palcos de ópera como na plataforma de concerto.
É professora na Faculdade Cantareira e na Escola Municipal de Música do Theatro Municipal de São Paulo. Dedica-se à pesquisa da música erudita negra das Américas.

ÉRICA HINDRIKSON - Foto:Divulgação

Érica Hindrikson

Maestrina, teve como principal orientador o maestro Eleazar de Carvalho. Estudou piano e trompa, e é formada em composição e regência pela Unesp. Por 3 anos consecutivos foi selecionada selecionada para o curso latino americano da OEA/El sistema, na Venezuela, além de vencer importantes concursos latino americanos, dentre eles o 1° concurso de regência da Orquestra sinfônica do Chile. Esteve à frente de importantes orquestras como a Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica da USP, Sinfônica de Piracicaba, de Câmara de Curitiba, Sinfônica do Chile, Sinfônica de Lara e de Los Llanos Occidentales (Venezuela), de Câmara Guaireña (Paraguai) entre outras. Trabalhou como Maestrina na Orquestra Experimental de repertório, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo, é atualmente regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, da Escola Municipal de Música de São Paulo, onde também é a coordenadora artística.

Heloísa Valente- Foto:Divulgação

Heloísa Valente

É mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio junto à Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, Paris), e pós-doutoramento junto ao Deptº de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR- ECA-USP). Professora titular do Programa de Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista- UNIP e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Música (ECA-USP) tem, como principais linhas de investigação a semiótica musical e estudos interdisciplinares nos campos da música, comunicação e semiótica da cultura e da mídia. Tem uma dezena de livros publicados, em temas afins. Fundadora do Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid e editora-chefe da Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia. É autora de “Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio” (São Paulo: Annablume, 1997), “As vozes da canção na mídia” (São Paulo: Via Lettera/ FAPESP, 2003), além de ter organizado diversos livros contendo resultados de pesquisa realizados pelo MusiMid e convidados.

ÉRICA HINDRIKSON - Foto:Divulgação

Iracema de Andrade

Violoncelista, pesquisadora e docente. Musicista versátil e comprometida com as expressões artísticas de seu tempo. Trabalha com repertórios que utilizam meios eletroacústicos, interdisciplina e improvisação. Atualmente participa em diferentes projetos colaborativos relacionados com sistemas computacionais autônomos, performance telemático e música visual em tempo real. Doutora em Interpretação Musical pela Faculdade de Música da Universidad Nacional Autónoma de México, onde recebeu a Medalha ao Mérito Acadêmico “Alfonso Caso”. Na Inglaterra, realizou estudos de mestrado na University of West London e obteve o Fellowship Diploma e o Advanced Studies Certificate do London College of Music. No Brasil, estudou na Universidade de São Paulo, onde obteve o título de Bacharel em Música, e no Conservatório Estadual de Música “Juscelino Kubitschek de Olveira” de Pouso Alegre, Minas Gerais. Desde 2000 é professora da Escuela Superior de Música del Instituto Nacional de Belas Artes y Literatura e atualmente é pesquisadora do Centro Nacional de Investigación, Documentación e Información Musical “Carlos Chávez”, ambos na Cidade do México.

Leonardo Martinelli - Foto:Divulgação

Leonardo Martinelli

Natural de São Paulo (1978), Leonardo Martinelli é compositor, professor universitário, conferencista e pesquisador, com doutorado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Atualmente, suas pesquisas e composições enfatizam a questão do affetto e da expressividade enquanto elemento estrutural nas poéticas musicais contemporâneas. Suas obras tem sido apresentadas regularmente nos principais eventos de música contemporânea do Brasil, tais como a Bienal de Música Brasileira Contemporânea e o Festival Música Nova, e interpretada por importantes orquestras, grupos de câmara e solistas em atividade no país e também no exterior. Recentemente dirigiu os programas educacionais do Theatro Municipal de São Paulo e tem trabalhado na promoção e debate da sustentabilidade da música clássica e dessa atividade como fator de mudança social, incluso duas conferência compartilhadas na Classical:NEXT, em Rotterdam. Atualmente atua como docente junto à Faculdade Santa Marcelina e à Escola Municipal de Música de São Paulo, além de colaborar para o Site e Revista Concerto.

Renato Figueiredo - Foto:Divulgação

Lidia Bazarian

Pianista.  Sua trajetória artística como solista e camerista evidencia e destaca interpretações de obras ligadas à produção da música atual, dos séculos XX e XXI, com estreias e gravações de inúmeras obras contemporâneas nacionais e estrangeiras, valorizando esse repertório e colaborando ativamente com os compositores mais atuantes. Graduou-se pela ECA, na Universidade São Paulo, na classe de Caio Pagano. Prosseguiu seus estudos com Daisy De Luca e Beatriz Román. Como bolsista do CNPQ, fez uma pós-graduação em piano na classe de Edson Elias, na École Normale de Musique de Paris. Realizou turnês pelo Brasil, Estados Unidos (Washington e Nova York), países da Europa (Portugal, França, Inglaterra, Bélgica, Dinamarca e Suécia) e Japão. Apresentou-se no exterior como solista, em duos de câmara e como pianista dos grupos Novo Horizonte, Sonâncias e Camerata Aberta - que recebeu o prêmio APCA em 2010 e o Prêmio Bravo! 2012 de melhor Cd de música erudita. Dentre os CDs gravados destacam-se: Paisagem Brasileira - música brasileira para piano e flauta - Cd gravado em Londres com o flautista Marcelo Barboza (Meridien Records); Trópico das Repetições com obras para piano solo de Silvio Ferraz (selo SESC); Música de Câmara Brasileira com obras para música de câmara de Marisa Rezende, Gilberto Mendes e Edson Zampronha (selo LAMI); ResSonâncias (selo LAMI) com obras de autores brasileiros contemporâneos; Espelho d’Água e Sobreluz ( Selo SESC) junto à Camerata Aberta; Fragmentos de um inverno Solar como integrante do Trio Tokeshi Rosas Bazarian e Imaginário (selo LAMI) - seu primeiro disco solo - indicado ao Prêmio Bravo! 2012 de melhor CD de música erudita.

Marcia Fernandes - Foto:Divulgação

Marcia Fernandes 

É timpanista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo , docente da Escola de Musica do Estado de são Paulo (EMESP) e artista Adams-Brasil. Natural de São Paulo iniciou seus estudos na Escola Municipal de Música de São Paulo. É bacharel pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e formada pela Academia de Musica da OSESP . Em seguida foi para o   Conservatoire Superieur de Strasbourg (França) onde estudou com: Stephan Fougeroux , Denis Riedinger e Emmanuel Séjourné e na Alemanha ficou sob orientação do timpanista Solista Jesper Korneliusen da Philharmonisches Staatsorchester Hamburgo . Ao longo de sua carreira atuou em diversas orquestras Orchestre d’Opéra National du Rhin , Orchestre National Philharmonique de Strasbourg (OPS), L’Orchestre Symphonique de Mulhouse (OSM), L’Ensemble Instrumental Strasbourg, Orchestre Baroque de Strasbourg , Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), trabalhando com os maestros Lorin Maazel, Yan Pascal Tortelier, Kurt Masur, Frank Shipway, Marco Letonja, Kristjan Järvi, Marin Alsop, Heinz Holliger, entre outros. Foi marimbista do musical da Broadway “O Rei Leão” e integrante de variados grupos camerísticos como: Orchestre de Percussion Strasbourgoise, ZETADUO e Camerata Voz e Arte.

Renato Figueiredo - Foto:Divulgação

Renato Figueiredo

Pianista. Bacharel, Licenciado e Mestre em Música pela USP (que lhe conferiu a “Láurea da excelência acadêmica”), pianista do Coral Paulistano do Teatro Municipal e professor de Piano da Escola Municipal de Música, foi também professor da Faculdade Cantareira, da FITO e do Conservatório Municipal de Guarulhos. Deve sua formação pianística a Elisa Capocchi e a Gilberto Tinetti. Nos EUA, aperfeiçoou-se com Robert Brownlee, na Universidade de Houston, e, em Nova Iorque, com Germán Diez (discípulo de Claudio Arrau). Aconselhou-se ainda com Badura-Skoda, Yara Bernette e Moura Castro, entre outros grandes mestres. Dos mais versáteis artistas brasileiros de sua geração, solista, camerista, pesquisador de música brasileira e contemporânea, realizou diversas primeiras audições no Brasil e em concertos na Europa. Sua intensa e prestigiada atividade pedagógica o têm conduzido ao júri de concursos e ao corpo docente de respeitados festivais de música no Brasil, Grécia e Itália.

Tatiana Longo Figueiredo - Foto:Divulgação

Tatiana Longo Figueiredo

Com sete livros publicados na área de Literatura Brasileira, tem sua formação ligada à USP, com Pós-Doutorado e Especialização em Organização de arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros, e Bacharelado, Licenciatura, Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. É membro da Associação de Pesquisadores de Crítica Genética (APCG) e da Modernist Studies Association (MSA).
Coordenou o processamento do Arquivo Otto Lara Resende, no Instituto Moreira Salles de São Paulo (e organizou o livro Três Ottos por Otto Lara Resende). Participou da pesquisa para os documentários Mário 360 graus e Piano e ganzá: o mundo musical de Mário de Andrade, produzidos para a TV Cultura.
Desde 1993, é pesquisadora e participa de projetos ligados à organização do Arquivo Mário de Andrade no IEB-USP. Lançou Café, romance inédito desse escritor. Ao lado de Telê Ancona Lopez, estabeleceu o texto de Macunaíma, Poesias completas e O Turista Aprendiz, e estruturou a seleta São Paulo! comoção de minha vida.

Yara Caznok - Foto:Divulgação

Yara Caznok

Formação: Licenciatura em Letras Franco-Portuguesas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio, PR (1978). Bacharelado em Música com Habilitação em Piano pela Faculdade Paulista de Arte, São Paulo (1979). Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2001).
Atuação Profissional principal: Assessora da Secretaria Municipal de Ensino na área de Artes, 1990-92. Diretora da EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) de São Paulo, em 1993. Professora da FASM (Faculdade Santa Marcelina), 1990-93. Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), desde 1994. Atua principalmente nas áreas de harmonia e análise, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Consultora e assessora da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo para a área de Artes – Música, de 2002 a 2006. Idealizadora do Programa Guri Santa Marcelina e, juntamente com Marta Bruno, autora de seu Projeto Político Pedagógico (2008-10). Responsável pela criação e coordenação do Projeto de Extensão Da Capo, Curso Preparatório para o Vestibular de Música (2009-2019). Coordenadora do Conselho de Cursos de Bacharelado em Música e de Licenciatura em Educação Musical (2012-16) e Vice-coordenadora do Conselho do Programa de Pós-Graduação (2017-18) do Instituto de Artes da UNESP, campus São Paulo. Conselheira da Sociedade de Cultura Artística de São Paulo desde 2018.
Produção bibliográfica principal: Música: entre o audível e o visível (Edunesp, 2003, 1ª ed.), Edunesp/FUNARTE, 2008, 2ª ed.); Ouvir Wagner – Ecos Nietzschianos, em co-autoria com Alfredo Naffah (Musa, 2000); Coordenadora da Coleção Conexões Musicais: Música e Filosofia/Estética Musical, Música e Tecnologia/O som e seus novos instrumentos; Música e Meio Ambiente/Ecologia Sonora (Vitale, 2004). Tem capítulos de livros e inúmeros artigos publicados em jornais, revistas e periódicos acadêmicos. Realizou a série de 23 Vídeos intitulada “Formas musicais” com a OSESP, em 2019.