Notícias


2019

Lançamento do CD
CANTIGAS e MOMENTOS

Lançamento do CD Cantigas e Momentos-2019


"Os livros – e também as redes sociais – costumam abrir seus comentários sobre Antonio Ribeiro, de 48 anos, como “o último aluno de Camargo Guarnieri” e ao mesmo tempo esclarecem que ele também foi aluno de Flo Menezes na Unesp. Ambas as informações são aparentemente contraditórias, pois a música de Flo nada tem a ver com a de Guarnieri.
Quem ficar curioso com esta ambiguidade – ou contradição? – pode ir diretamente para a faixa 27 do CD desta semana na Cultura FM, um tributo de Ribeiro ao compositor austríaco Alban Berg, não por acaso o mais lírico e “romântico” da tríade da Segunda Escola de Viena, comandada por Arnold Schoenberg. Não por acaso também foi Berg quem fez música mais acessível a públicos mais amplos. Mas sem perder qualidade de invenção.
Ribeiro nasceu nas Minas Gerais, em Cataguases, e hoje é diretor da Escola Municipal de Música de São Paulo. Estudou ainda com Osvaldo Lacerda, um dos discípulos mais queridos de Guarnieri. Pois não é que Ribeiro, um compositor que assume a tonalidade como algo que é imanente à sua personalidade criativa, faz exatamente a mágica que Berg fez, ainda que rodeado de parceiros bem mais radicais? Como seu mestre maior, Camargo Guarnieri – um dos compositores brasileiros mais consistentes, do ponto de vista artesanal --, Ribeiro é capaz de fazer grande música.
Mesmo, como vocês poderão comprovar ouvindo suas “Cinco Cantigas” e “24 Momentos” na interpretação precisa e – como a música de Ribeiro requer, muita sensibilidade – de Rosana Civile. São deliciosas miniaturas pianísticas, de não mais do que 4 minutos cada uma. E, como os grandes românticos – Chopin e Schumann --, Ribeiro faz do que seriam apenas exercícios aventuras muito interessantes".
(JOÃO MARCOS COELHO)

Revista CONCERTO - CD Cantigas e Momentos-2019 - ir para loja Clássicos